Páginas

1 de set. de 2010

MEC estima em três milhões brasileiros que estudam por EAD


01.09.2010 -

    O Brasil tem cerca de três milhões de estudantes a distância, e "crescendo em todos os níveis de graduação e pós-graduação". A estimativa foi feita ontem pelo secretário nacional de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, durante a abertura do 16º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED). O evento vai até 3 de setembro e acontece em Foz do Iguaçu (PR). Bielschowsky também afirmou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro Fernando Hadad acreditam na EAD porque é um método que “desenvolve a autonomia do processo cognitivo” e porque “estamos incluindo no processo educacional pessoas que não teriam condições de estudar de outra forma”. O secretário também citou a expansão da estrutura federal de educação a distância que acontece com a criação recente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que levará à África pólos presenciais do projeto federal da Universidade /aberta do Brasil.
    Se forem considerados os demais níveis educacionais, tais como educação básica por meio de educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio e cursos técnicos, além dos cursos livres, o número de brasileiros que estudam a distância pode mais que duplicar a estimativa do secretário nacional de EAD para o nível superior. Uma pesquisa do Conselho Gestor da Internet para o Brasil, divulgada em relatório exclusivo do portal Ache seu Curso, indica que o número de brasileiros que fazem cursos por EAD chega a 7 milhões, e ainda exclui os que fazer cursos a distância por outras formas que não utilizem o computador (TV, DVD, satélite, mídia impressa, rádio etc). Os dados da pesquisa podem ser lidos aqui.
    O presidente da ABED, Fredric Litto, afirmou também na abertura que o evento conta com 142 trabalhos científicos, selecionados entre quase 300 propostas que foram apresentadas,  além de 1.210 inscritos, o que demonstra o interesse e o porte da comunidade de educação a distância no país. Também participaram da abertura do evento o diretor-executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos, . Edson de Oliveira Clemente, representante do Sesi, François Marchessou, da Universidade de Poitiers, que deu uma palestra com o tema ‘Aprendizagem a distância na era dos nativos digitais e das redes sociais: novos espaços, novos desafios para os designers de cursos e tutores’, e de Frits Pannekoek da Athabasca University (Canadá), que palestrou sobre ‘Restrições à Universidade Aberta’.
 

Student03 

Veja imagens da abertura do evento em

 http://www.youtube.com/watch?v=ZnDQmY9Zbew.

    Mais informações sobre o evento na página da ABED, em http://www.abed.org.br/congresso2010/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário