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2 de set. de 2010

Nova pesquisa: EAD para professores tem resultados imediatos

 

A Atualização profissional de professores a distância tem resultados quase imediatos na sala de aula. Nas disciplinas de matemática e de línguas, os professores que fizeram atualização e os alunos de suas salas melhoram suas práticas instrucionais no ensino e o entendimento de álgebra, frações e geometria, entre outras, além de seu vocabulário e sua escrita. Esses são alguns dos resultados do estudo que envolveu 330 professores de ensino fundamental presencial, e seus 7.700 estudantes. Parte dos professores realizaram de um curso a distância de desenvolvimento profissional de 30 horas, e os resultados deles, assim como os de seus alunos, foram acompanhados por dois anos letivos. A pesquisa foi realizada pela e-Learning for Educators, um consórcio de formação profissional que reúne dez estados norte-americanos, apoiado pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos

interatividade

O curso ministrado aos professores, apenas aos das disciplinas de matemática e de línguas, foi preparado divulgar não apenas informação teórica, mas também técnicas pedagógicas que pudessem ter aplicação imediata em sala de aula. As atividades combinavam ações independentes e conjuntas entre os alunos e com os professores, com grande ênfase na facilitação de debates. Na comparação entre os resultados de professores que fizeram os cursos e os que não fizeram, das 27 variáveis estudadas, os resultados mostraram melhoria grande e estatisticamente relevantes para das 12 delas, e melhoria média para outras 7. Já entre os alunos, das 20 variáveis estudadas, notou-se efeitos em todas, embora menores do que os observados nos professores, sendo que em 8 delas com relevância estatística. Os resultados foram mais tênues para os alunos em parte porque algumas variáveis foram verificadas no mesmo ano em que os seus professores fizeram os cursos, e portanto não tiveram tempo de alterar seus planos de aula e projetos pedagógicos de acordo com o que aprenderam nos cursos que realizaram.

Veja o texto da pesquisa (em inglês, no formato PDF) aqui.

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